quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Utilidade Pública - Lentes Multifocais

Gentem, e 2012 chegou!
Espero que todos tenham tido uma maravilhosa passagem de ano e que 2012 seja um ano realmente produtivo.
Tudo bem, eu sei que já estamos com 11 dias do novo ano mas é que eu tenho um bom motivo para ter demorado a postar algo!
Os óculos multifocais!
Sim!
São eles a causa do atraso para postagens, afinal.... tem a adaptação!
E é por este motivo que escrevo o primeiro post do ano.
Nada melhor que iniciar com uma utilidade pública, pois vou te contar... multifocal é mara, mas tem que seguir um passo a passo oftalmológico senão a coisa embaça, literalmente falando!
Vamos à saga dos multifocais:
no final do ano passado, tão longe né, resolvi voltar ao meu oftalmo. Afinal... meus óculos já não estavam dando conta do recado. Principalmente à noite quando tentava enxergar a novela na TV do quarto, que é menor que a da sala e mais distante também.
Para minha surpresa, foi solicitada a avaliação de um especialista em córnea. Na hora nem me liguei. Fiz os exames e agendei com o especialista, que por sinal foi o responsável pelos multifocais e pelas orientações de ouro para os mesmos.
Passei então com o especialista que ao final dos exames disse-me que estava suspeitando de catarata, ai meu Deus - só aí então dei conta do porque da avaliação de um especialista!
Mas os resultados dos exames foram negativos, ou seja, não há sinal algum de problemas com a córnea e sim um ganho de miopia e minha hipermetropia doida.
Ufa, respirei aliviada. mas daí veio o veredicto: vamos colocar lentes multifocais para resolver este probleminha (miopia, hipermetropia e é claro um astigmatismo... tinha que ser completo né)!
Já de cara fiquei apreensiva, afinal só ouvia comentários negativos sobre as tais multifocais. Tipo: me deu dores de cabeça, me deu enjoo, larguei mão pois não me adaptei, é horrível pois não dá prá enxergar nada, e aí vão mais e mais comentários negativos.
Mas, daí entraram as dicas de ouro do meu oftalmo e que agora passo a vocês, afinal.... nunca se sabe o dia de amanhã, não é mesmo?!
Em primeiro lugar, quando a gente passa de monofocal para multifocal a coisa é drástica. Então não dá prá ficar brincando de experiência com as nossas vistas. Devemos pensar sim, no custo benefício.
As lentes multifocais são caras, diga-se de passagem.
E quanto melhores, ou seja, quanto mais confiáveis mais rápido será a adaptação.
Nada de fazer em óticas de grande movimento. Nessas redes como a demanda é maior acaba que nem sempre nossas solicitações são tratadas com o devido cuidado. E também temos que pensar na adaptação. Nem sempre nessas redes teremos o tratamento personalizado que teremos em óticas pequenas e confiáveis.(Dica do meu oftalmo)
Como não sou boba, já de cara pedi uma indicação de onde deveria mandar fazer minhas lentes.
Outra orientação foi quanto ao fabricante. Existem várias marcas. Sim! Multifocais tem marcas famosas, então devemos escolher as de confiança, tais como: Zeiss,Varilux, Hoya e por aí vai. Estas foram algumas das sugeridas por meu oftalmo. Como no dia em que fui à ótica havia um representante da marca Zeiss por lá, acabei tirando uma porção de dúvidas e fazendo minha escolha por esta marca.
Outra orientação foi sobre a armação. Tomei uma carcada pois a armação que utilizava estava totalmente errada para minha necessidade (talvéz este tenha sido até o causador do aumento de minha miopia que estava controlada havia anos! E foi comprada em uma dessas redes de lojas)
Para as multifocais devemos escolher uma armação que não seja pequena pois existirão três áreas de grau na mesma lente e se ela for pequena a área de transição será pequena também dificultando assim nossa adaptação.
Além, da escolha da ótica, da marca, da armação, também devemos optar por um antirreflexo decente, afinal estamos escolhendo a melhor lente e não devemos escolher o "meia boca" antirreflexo né mesmo?!
Não seja pão dura! Mas que doí no bolso um bom antirreflexo, ah isso doí!
Depois de todas essas dicas, com certeza um multifocal não será um bicho de sete cabeças e sua adaptação será parecida a minha. Estou há três semanas com os novos óculos e de cara senti a diferença.
Gentem.... eu estava cega e não sabia!
Assim que coloquei os novos óculos tudo brilhava, ou seja... minhas lentes antigas já não serviam prá mais nada mesmo!
Senti uma certa dificuldade sim, mas nada monstruoso.
Ainda estou me adaptando, visto que são 3 meses para que possamos estar totalmente familiarizados com as multifocais ( este é o prazo que consta, inclusive, na garantia das lentes: 03 meses de adaptação acompanhados pela ótica e pelo oftalmo.- a garantia das lentes é de um ano se seguirmos todas as orientações constantes no termo -  Agora me responda.... será que em uma grande rede a gente terá esse atendimento personalizado? Fica aí a dúvida!)
Minha maior dificuldade esta sendo para o grau de perto, este fica na parte inferior das lentes, mas nada absurdo! Ou seja, eu estou enxergando, mas vira e mexe estou tentando olhar através do grau de longe que fica na parte superior, daí já viu né! Fica difícil!
Mas estou me policiando e mais alguns dias estarei ok!
As vantagens das multifocais são maiores que os incômodos da adaptação.
Espero ter auxiliado com esta minha experiência " multifocalesca" .
Pesquisei bastante na net sobre as tais lentes e vi vários comentáros negativos, mas também vários positivos. Portanto, não se deixe influenciar por pré conceitos sobre as bonitinhas em questão.
Basta termos uma boa orientação de um oftalmologista de confiança, uma ótica preocupada com o cliente, uma marca de respeito, uma armação indicada para sua necessidade e uma paciência de Jó e um saquinho de filó para a adaptação e tudo vai dar certo!
Pode confiar!


Olha aí minhas bonitinhas. Escolhi a marca Zeiss, uma marca alemã conhecida de muitos com certeza. Sabe aquela lente dos celulares que batem fotos? São Zeiss! Eu trabalhei muitos anos com estas lentes em microscopia óptica. A marca não tem tanta propaganda, mas é pioneira em multifocais e sua linha esta voltada mais para a aplicação em pesquisas. Totalmente de confiança, né! A minha lente é a GT2 1.5 (sim, as lentes multifocais têm várias especificações, daí a orientação sobre qual delas optar ser primordial à sua  adaptação) Saí da armação pequena e optei por lentes maiores para poder ter a área de transição entre os graus de longe e de perto. Essa área de transição é utilizada por exemplo para quando estamos fazendo uso de computadores, notebooks, e aí vai.
O antirreflexo das minhas multifocais é  Teflon, ou seja.... não é uma porcaria né! Já que tinha que fazer um investimento (esse foi o termo usado pelo oftalmo, e realmente é um investimento $$$$$) não fiquei barganhando É o antirreflexo que dará toda a diferença às suas lentes.

Um comentário:

  1. Uso as multifocais há mais de dez anos e, de fato, são tudo de bom! Imagino a dificuldade dos mais antigos que nós...!
    Bem, as minhas são Varilux Confort, se não me falha a memória e o antireflexo é da Crisal. Estou gostando e a adaptação é mais esta mesmo que vc mencionou: policiar-nos para olhar na posição certa da lente.
    Bjsssssssssssssss, quérida

    ResponderExcluir