domingo, 14 de fevereiro de 2010

Paranapiacaba, cidade do "fog"

Hoje fui visitar Paranapiacaba, uma cidadezinha bem conhecida por apresentar um nevoeiro bem interessante na época do inverno.Fui com o pessoal da chefia do Grupo Escotéiro Ubirajara, pois estavamos pensando em levar os lobinhos para conhecer o local, daí sempre vamos conhecer antes, senão já viu né!
Mas acho que iremos desistir do passeio, não que o lugar não valha a pena, mas é que iremos arrumar prá cabeça!
Vai ser um tal de ... chefe, eu estou cansado, chefe, eu não aguento mais andar, chefe, eu estou com sede, chefe, chefe, chefe... ah... não vai dar não!
O local é show. Tem um parque que não conseguimos conhecer, mas onde existem trilhas, cachoeira, corredeiras, legal mesmo. Mas é um passeio para crianças maiores de 11 anos, pois tudo é feito a pé, uma coisa distante da outra, muita subida e por consequência muita descida.
Tem um pequeno passeio com uma composição férrea da época dos barões do café, bem legal. Mas... os lobos não irão aguentar a parte histórica que o guia vestido a carater,  relata. Com certeza iremos "pagar mico" com eles.
Sabe como é ne... criança de 7 a 11 anos não aguenta ficar parada ouvindo nada! Nem a gente eles aguentam, imagina o guia contando como era a subida e descida da serra lá pelos anos do reinado do café!
Percebemos, que apesar de ser um belo lugar, infelizmente está muito mal cuidado.
Não existe uma manutençao adequada das composições que ainda estão por lá. Existe uma associação com moradores da cidade, que nos finais de semana trabalham como voluntários (monitores) preservando assim a história que a região viveu. Mas infelizmente o que eles arrecadam não é suficiente para a manutenção de todas as coisas relativas á ferrovia e para  tornar o local um ponto turistico rentável mas, é claro preservando toda a região, que afinal é  mata atlãntica, ou seja... não pode ser modificada mesmo!!
Falta também infra estrutura para receber o turista.
Hoje por exemplo, um domingo ensolarado, com muitos, mas muitos turistas mas  sem monitores suficientes para acompanhar ou até mesmo orientar a respeito dos passeios, e os locais de acesso.
Uma pena!
Pena que a Prefeitura de Santo Andre, cidade responsável por Paranapiacaba não esteja atuando ... pelo menos ao nosso ver, de forma a criar condições a um turismo ecologicamente correto e com acompanhamento de pessoal suficiente a atender as expectativas do turista.
Mas, um passeio muito belo, e que recomendo!
O ar é puro, a vegetação belíssima (serra cheia de Quaresmeiras, e todas lindamente floridas neta época), o único porém, é o calor medonho que esta fazendo por lá.
Eu para variar, voltei feito um camarão!
Seguem abaixo algumas fotos da região.


Uma visão geral da cidade


Quando a gente chega, tem que entrar a pé, pois na cidade so circulam carros da cidade.
Isso é legal!


Vista da casa onde morava o responsável pela ferrovia


Quaresmeiras por toda parte


Essa é a casa do responsável pela ferrovia, na época


Mais Quaresmeiras


Hortências, lindas!
Mas olha o naipe do sol!! Lá elas aguengtam, aqui em casa estão todas murchas!!


A composição que faz o passeio, curtíssimo!


Trem de época. Olha o interior que legal


Eis o nosso guia histórico da breve viagem


Mais uma do interior do trem


Lá no fundo o parque ecológico da cidade. Aquela coisinha branca é uma corredeira que desce e passa pelo meio da cidade. Água hiper gelada que pudemos sentir em um ponto liberado para consumo


Igreja da cidade.

2 comentários:

  1. se vc deixou no meu, também vou deixar no seu... hahahahahahaha
    olha, faço sim, é só marcar um dia pra gente se encontrar... e eu pegar alguns dados dele... aí preparo um mega cardápio... (e vc vai ser a supervisora dele, não deixar ele desistir) !!!! hahahahahaa
    Vamos fazer uma pizzaiada??? eu levo o vinho !!!!! hahaha (como sempre)
    olha, eu não tenho idéia do dia que vcs podem... então eu deixo na mão de vcs pra marcar o dia...
    segunda/quarta e sexta a noite da semana que vem to disponível...
    fico no aguardo da resposta...
    um pequeno grande beijo pra ti, pro Le, pro Matheus e para os dogs !!!!
    Aninha

    ResponderExcluir
  2. Eu já fui para Paranapiacaba, um encanto de cidade!!! Parece uma cidade fantasma... quando o finalzinho da tarde vai chegando e a neblina vai tomando conta da cidade parece um filme de terror, com aqueles trens antigos, casas antigas !!! hahahahaha
    É isso o que torna a cidade interessante... tudo o que é diferente é legal !!!!
    beijis

    ResponderExcluir