terça-feira, 3 de julho de 2012

Ikebana da semana!

Gentem, eu não sei se já contei...mas creio que não!
Eu adoro Ikebana!
Até fiz curso para conhecer melhor e entender o significado.
Cheguei até o grau "Senshukai", isso levou longos 4 anos.
Fiz na Academia Sanguetsu (Mokiti Okada).
Aprendi muito durante esses anos, principalmente o significado de cada flor e galho que é utilizado no arranjo.
Os orientais preservam todo o aprendizado que recebem dos antepassados e isso é bem legal. Somente assim para entender o porquê da paixão pela Ikebana.
Nela, todas as flores e galhos são vivificados através da nossa mente (pensamentos). Durante o processo de montagem da Ikebana, vamos mentalizando coisas boas para que o arranjo possa emanar onde quer que ele seja colocado.
A posição das flores também tem seu significado. Na cultura Japonesa os mais novos sempre irão proteger os mais velhos. Então... se vocês observarem bem uma Ikebana verão que as flores mais abertas encontram-se na posição mais baixa do arranjo significando os antepassados e as flores mais fechadas na posição superior significando os mais novos protegendo os mais velhos. Ou seja, passado, presente(representado por flores entreabertas) e futuro. A colocação dos galhos também obedece uma formação e os termos que usamos para tal são: sol, lua e terra.
Existem modalidades na Ikebana, tais como a Moribana e o Nagueire.
Vou deixar um link que encontrei na internet bem legal e com explicações fáceis da técnica caso vocês queiram conhecer sobre.
Aqui está o link!
Espero que vocês gostem e tentem fazer seu próprio arranjo floral. Bastando lembrar de colocar sentimentos elevados ao montá-lo. Afinal... uma Ikebana normalmente dura muuuitos dias o que não ocorre com flores que compramos e simplesmente colocamos em vasos. Tudo devido ao sentimento que é colocado durante sua montagem.
Como Julho é mês de niver... resolvi montar uma com as flores do meu jardim, o que aliás é ensinado nos cursos de Ikebana(utilizarmos as flores de nosso jardim).
Utilizei flores de Antúrio e galhos de Pinheiro, e meu vaso é um vidro de vinagre balsâmico.
Eu achei o resultado muito lindo! Mas sou suspeita né!

Minha Ikebana de niver, só utilizei flores. Não quis colocar galhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário