sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Kefir e Iogurte Infinito... que raios seriam isso?

Gentem, em minhas "fuçações" pela internet, eis que um belo dia me deparo com um artigo sobre o tal do Kefir.
Daí, a pessoa que já não inventa normalmente... vai se meter a descobrir quem poderia doar... sim, pois Kefir ou Infinitos devem ser doados e jamais comercializados...e não é que consegui.
Bem deixa eu contar a estória direito não é?!
Começando do começo... Kefir e Infinito são nada mais nada menos que probióticos.
Li muto sobre serem usados no acompanhamento de diversas patologias, entre elas o câncer.
E isso foi o "start" para que eu fosse atrás de uma doação.
Conversando com amigas, encontrei uma que a irmã também teve câncer de mama e que estava fazendo uso do tal Kefir.
Nem preciso dizer não é mesmo... fiquei como uma sarna atras dessa doação.
Mas eram tantas coisas acontecendo que nunca calhava dessa amiga conseguir pegar a muda para mim.
Bem, resumindo, passaram-se vários meses e um belo dia... eis que minha amiga chega com a doação.
Fiquei super entusiasmada, e já fui logo buscando tudo sobre Kefir na internet... como reativar, como cuidar, como congelar, como utilizar, receitas, etc, etc, etc... até que cai de para quedas em um grupo no Facebook.
Daí então estava realmente esclarecido toda a coisa sobre o Kefir, e ainda de quebra... comecei a almejar o tal do Iogurte Infinito ( infinitamente mais fácil de manejar do que o Kefir).
Bem gentem, resumindo, com o uso do Kefir por 4 meses, e olha que era só o cream cheese que eu preparava a partir do leite fermentado, acabei saindo dos 71 quilos para os  63 quilos.
Até minha oncologista questionou a perda de peso, inclusive me carregou de exames para ver se de repente minha tireoide não havia surtado.
E o resultado, quer dizer... os resultados... foram todos normais e realmente foi o tal do Kefir quem levou a essa perda de peso.
Não sei se para todas as pessoas ele funciona da mesma maneira. Mas para meu organismo ele foi excelente.
Meu intestino é uma praga, não funciona nem a pau... dias de preguiça sempre e como resultado... mal humor sempre também.
Com o uso do Kefir ele começou a entrar na linha.
Mas com o Iogurte Infinito daí sim a coisa se acertou de vez.
Vou deixar aqui para vocês o link do grupo do Facebook - Amigos do Kefir Oficial.  Lá se consegue muita informação sobre, bem como doação de mudas. Os Infinitos Caspian e Bulgaricus eu consegui através de doação de uma das administradoras do grupo, a Aninha :pessoa, super, hiper, mega, fofa!
Parei de usar o Kefir faz dois meses e só estou utilizando o Infinito Bulgaricus da mesma forma, ou seja em cream cheese. Não tive mais perda de peso, estou apenas mantendo os meus 65 quilos.
Não sei se iria perder mais peso se continuasse com o Kefir, resolvi por bem não arriscar... não é legal entrar nessa de perder peso sem indicação médica não é gentem.
Bem, abaixo como sempre... "fotenhas" e mais descrições.
Gentem, é claro que eu perdi muitas fotos... então.... as que tenho são apenas estas que estarão abaixo. Vou tentar descrever como comecei, mas o sr. Google está lançando as fotos fora de ordem... então... relevem, certo?!

Quando iniciamos normalmente o Kefir vem nessa forma, ou seja... os grãos de Kefir. Eles podem vir congelados, ou já descongelados. Ai irá depender do quanto próximo de seu doador estiver.

 Essa já é a fase final do preparo... relevem.... a gente sempre tem que colocar ou um tulesinho ou um pedaço de papel toalha e prender com um elástico de cabelo (como na foto) para evitar que insetos, formiguinhas, etc, entrem dentro do preparado e o contaminem.
A medida na média é de 1 colher de grãos para 300ml de leite integral.

A gente deve deixar em temperatura ambiente em um local onde não se bata no frasco, e onde ele fique "quietinho", eu deixo dentro do armário da cozinha.

 Aqui esta o Kefir que foi adicionado leite e deixado em descanso em temperatura ambiente . No caso... aqui na minha cidade leva cerca de mais ou menos 12 horas para ele ficar consistente. O Kefir irá fermentar o leite que colocarmos, e é esse fermentado que iremos preparar para o consumo. Os grãos de Kefir sempre deverão ser separados do fermentado. E são eles que serão doados.
Após as 12 horas em temperatura ambiente eles deverão ser peneirados .

 Aqui iniciando o processo de separação dos grãos do leite fermentado. Tudo com uma bela peneira, de preferencia com a trama em inox. Lá no grupo do Facebook que deixei o link dá para vocês entenderem melhor como é feito todo o processo.

 E o final é isso aí, apenas os grãos que irão novamente ser usados para fermentar mais leite, ou se você preferir, serão congelados para uma doação ou uma posterior reativação. Os grãos desta forma duram congelados mais de um ano. Nunca esquecer de identificar a data, afinal a gente guarda no freezer e se não identificar, com certeza não irá lembrar quando o fez.

Aqui o produto apos peneirado. Este está pronto para consumo após deixarmos algumas horas em geladeira. Confesso que não consegui consumir desta forma pois era muito ácido. Então a maneira que descobri para utilizá-lo foi preparando o cream cheese a partir desse.
Então você coloca esse produto agora para filtrar em um daqueles coadores de pano ou de tnt e deixa dentro da geladeira por pelo menos 12 horas.. 
A porção que permanecer dentro do coador é o cream cheese, que poderá ser misturado a uma geleia de frutas, ou a um pouquinho de sopa de cebola em pó, daquela que a gente compra no supermercado. Fica super bom. E foi desta maneira que consumi o Kefir por mais ou menos 4 meses diariamente, umas duas a três vezes ao dia.
O filtrado desse produto, é o Whey Protein que o pessoal de academia consome a rodo! Lá no grupo do Facebook o pessoal ensina receitas para utilizar esse filtrado. Ele é riquíssimo em proteínas do leite e tem várias utilizações.

Este é o Whey Protein , o que passou pelo coador. Este usam para  culinária e também para deixar o feijão de molho, para passar nos cabelos, adubar plantas (mas cuidado pois tem que ser diluído pois senão... matará suas plantinhas) e outras coisas mais...

Ah, nas minhas experiências também tentei fazer queijo a partir do Kefir. Não fica assim um "quuuuuuueeeeeijo" que estamos acostumados a comprar, mas é um queijo sim, e é totalmente natural. Dá até para cortar, mas é bem trabalhoso viu!


Aqui são os Iogurtes Infinitos, e infinitamente mais fáceis de se manipular.
O B é de Bulgaricus e este iogurte é mais consistente. O C é de Caspian e este é mais viscoso.
Eu preferi o Bulgaricus depois de ter reativado os dois que consegui por doação lá no grupo.

O processo é parecido, você recebe a muda e deve reativá-la. Aqui, para cada 1 colher serão 100ml de leite e assim por diante.
Você coloca o leite, mexe bastante para dissolver a muda no leite, cobre como no Kefir e deixa em temperatura ambiente. Aqui em casa, mais ou menos umas 6 a 8 horas e ele já esta firme. Você mexe no frasco e ele não se desmancha. Daí é só colocar na geladeira por uma hora e já está pronto para consumo. Lembrando que antes de consumir, você deve retirar 1 colher do produto para continuar com a multiplicação em um novo leite, ou para congelar para uma reativação posterior ou para doação.
Toda vez , lembrando de anotar a data de congelamento. Eu uso filme plástico para envolver o produto e guardá-lo no freezer.


Aqui eles após umas 6 horas, já estão bem firmes.
Depois de colocados na geladeira por uma hora , você também poderá fazer o cream cheese do iogurte infinito. E é a forma como estou consumindo também, ou apenas adoçar o iogurte e tomá-lo.
O processo é o mesmo do Kefir, coar no filtro e com o que ficou no coador misturar ou geleia ou algum temperinho de sua preferência.. E o filtrado que sobra é o Whey Protein... lembram?!


Aqui a forma como recebi a doação. Veio pelos Correios e foi a Aninha, administradora do Grupo Amigos do Kefir Oficial quem me enviou.


Olhem só o cuidado que ela teve em embalar para o transporte.
Grata pela eternidade a você Aninha!

Eu fiz várias coisas com esses probióticos, pães (ficam maravilhosos), iogurte Grego (é o mais consumido por aqui) , cream cheese de vários sabores.. é só usar a criatividade. Até tentei fazer o Yaculte com o Whey Protein mas não deu muito certo, gelatina também fiz, só que usando o agar agar.
Bem gentem, é uma infinidade de coisas que se pode fazer com essas belezinhas, até utilizá-las nos cabelos, na pele... mas isso ainda não testei.
Passem lá pelo Grupo do Facebook e leiam o que existe por lá. 
Com certeza, vocês irão se interessar assim como eu.

2 comentários:

  1. Onde conseguir encontrar doação doadores ou comprar Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Olá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.

    o site é esse se interessar para alguém:

    kefirdeleite.com

    Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

    kefirdeagua.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lembrando...kefir, iogurte infinito e Kombucha nao se compra, e sim se doa. Entrem n9 grupo : amigos do Kefir oficial , la no Facebook que, com certeza alguem ira doar

    ResponderExcluir